quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Beto Zem participa de sorteio de ônibus escolar do governo do Estado



O Prefeito da Estância Climática de Morungaba, José Roberto Zem (PV), esteve na última quarta-feira, dia 25 no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, para participar da cerimônia de sorteio e entrega dos os três primeiros veículos do Programa Ônibus Escolar do governo do Estado. Além do chefe do Poder executivo morungabense, a Diretora de Educação Esportes e Lazer, Rita de Cássia Frare Cezar, esteve presente no evento

Os municípios de Jarinu, Arco-Íris e Neves Paulista foram contemplados com os veículos. Esta entrega simbólica foi sorteada entre os 522 municípios que se inscreveram no projeto até o dia 15 de outubro, regra colocada aos participantes no lançamento do programa, em setembro. O fato de uma cidade ser sorteada não a isentará de receber o segundo veículo. Desta forma, três cidades paulistas ganharão dois ônibus cada.

Beto Zem lamentou o fato da Estância não ter sido umas das três cidades sorteadas, ao mesmo tempo, o Prefeito comemorou junto à Prefeita de Jarinu, Fátima Lorencini, a vinda do veículo para um município da região. “Torci muito para que Morungaba fosse sorteada, queria muito poder levar mais essa conquista para nossa população. Pelo menos, um veículo foi sorteado para Jarinu, cidade da nossa região, comemorei com a Prefeita Fátima”, afirma.

Todos os municípios que aderiram ao projeto, lançado em setembro, receberão os veículos até o primeiro dia letivo de 2010 em eventos regionais. Até o momento, cerca de 570 prefeituras aderiram ao programa que teve investimento de R$ 94 milhões para garantir os veículos para todos os municípios paulistas sob regime de comodato, com a possibilidade de doação ao final de prazo. As inscrições podem ser feitas até fevereiro do próximo ano.

Cada cidade conveniada com a Secretaria da Educação terá direito a um veículo, que deverá ser utilizado para auxiliar no transporte de estudantes de escolas estaduais e municipais. Cada unidade dos novos ônibus tem capacidade para transportar 31 alunos sentados e custam em torno de R$ 145 mil.

O programa faz parte da nova política pública para a área de transporte escolar. A proposta foi implantada em três partes. "O critério que prevaleceu até agora levava em conta a população, o que é uma variável, sem dúvida, importante. Mas, não se levava em conta as distâncias e esse item tem papel chave no transporte. Distância exige mais equipamentos, mesmo que transporte menos gente. Portanto, estamos corrigindo isso. E eu sei que é uma reivindicação de muitos municípios e é uma reivindicação justa", afirmou o governador José Serra.

Na primeira etapa, foram publicadas resoluções para disciplinar a concessão de auxílio-transporte aos alunos. Em seguida, foi desenvolvido um novo sistema pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), com o apoio do Centro de Informações Educacionais da Secretaria, para vincular o Sistema de Cadastro de Alunos, mesma ferramenta utilizada para a matrícula antecipada, às rotas de transporte de cada aluno.

Num outro momento, com base no resultado da análise dos dados informados pelas prefeituras neste sistema, a Pasta conseguiu definir o custo aluno por quilômetro rodado ao dia e avaliar como será realizada a mudança na sistemática de repasse de recursos às prefeituras conveniadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário